Produtores rurais de Guarantã recebem calcário para realizarem a recuperação de pastagens degradadas


A degradação de pastagens é apontada como um dos grandes problemas que tem contribuído com a diminuição produtiva de grande parte dos produtores de leite em nossa região.

Recuperar. Reformar ou recuperar as pastagens é uma decisão que cada produtor deve tomar. A calagem, ou seja, a aplicação de calcário na área produtiva, após a realização de análise do solo é uma das práticas bastante comum nesse processo, que tem como objetivo reverter a área com a melhoria da pastagem, aumentar o número de animais no pasto e consequentemente, melhorar a rentabilidade do agricultor. Segundo o Secretário Eugênio Caffone, o objetivo deste projeto iniciado com a associação dos produtores rurais da comunidade São Miguel é ajudar o pequeno produtor. “Muitos produtores carecem de auxilio e técnica, já temos parceria com o IFMT, EMPAER que ajudam na orientação dos produtores, ações como esta promovem o desenvolvimento da produção e melhorias na qualidade de vida do produtor,” ressaltou Eugênio Caffone.

Pequenos produtores de Guarantã do Norte estão se mobilizando para resolverem esse problema em suas propriedades. E neste sábado já receberam a primeira carga de calcário. “a gente mora numa região que tem muita acidez na terra e é preciso o calcário para corrigir o solo, os pastos já não aguentam mais, pra nós representa melhorias porque a durabilidade de pasto é maior, vai melhorar a produção de leite porque o capim dura mais e a gente acaba gastando menos pra comprar a ração o milho”, afirma o Produtor Jair Américo.

O trabalho de entrega do calcário foi liderado pelo vereador Zilmar numa parceria com o deputado Dilmar Dal ‘bosco e a Metamat onde o produtor paga apenas o frete com um custo de 160 reais a tonelada. “A gente sabe das dificuldades enfrentadas pelos nossos produtores rurais, eles nos procuraram fomos em busca da parceria e agora estamos aqui realizando a entrega, agradeço ao secretário Eugênio Caffone que me deu toda orientação, o deputado Dilmar Dal ‘bosco, nosso deputado federal Carlos Bezerra e o governo do estado através da Metamat que nos forneceu esse calcário”, comentou o vereador Zilmar Assis de Lima.

As associações de pequenos produtores estão trabalhando para ajudar seus associados. Um dos grandes batalhadores neste sentido é o presidente Ozenir Camargo. “Sou muito grato ao Secretário Eugênio Caffone, o vereador Zilmar, o deputado Dilmar Dal ‘bosco e o deputado federal Carlos Bezerra que sempre esta se empenhando no incentivo da agricultura familiar, com o calcário vamos poder corrigir a terra produzir o milho, vai gerar renda vai gerar emprego e isso pra nós é muito importante, não é só a associação da comunidade São Miguel todas as associações vão receber”, ressaltou o presidente da associação dos produtores rurais da comunidade São Miguel Ozenir Camargo.

Fonte e foto: Assessoria