Mato Grosso tem crescimento de exportação no semestre e soja puxa o mercado


Os cinco principais parceiros comerciais de Mato Grosso aumentaram as compras.

O Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) fechou o balanço das exportações no primeiro semestre e Mato Grosso apresentou melhor desempenho do que o período passado, além de mostrar evolução mês a mês. Em relação ao primeiro semestre de 2019, o crescimento das vendas para o exterior foi de 7,3%, saltando de U$ 9 bilhões para U$ 9,7 bilhões em 2020. No mês passado, o crescimento em relação aos cinco primeiros meses de 2019 era de apenas 1,7%.

Os bons números colocam Mato Grosso como o quarto maior exportador do Brasil, com 9,8% das vendas efetuadas pelo Brasil. No fim de 2019, o estado era o sexto maior vendedor com 7,7% do mercado.

Por outro lado, Mato Grosso diminuiu as importações em 12%, caindo de U$ 994 milhões no primeiro semestre do ano passado para US 873 milhões no atual período. Isso favorece a balança comercial, que soma um superávit de quase U$ 8,8 bilhões.

Os cinco principais parceiros comerciais de Mato Grosso aumentaram as compras. A China passou a responder por 50% do mercado, seguido da Holanda (7,1%), Turquia (5,5%), Tailândia (5,4%) e Espanha (4,6%).

A soja, em grão e em farelo, representa 74% das vendas externas. O algodão tem 9,3% da participação e a carne tem 8% do mercado. O milho, que pouco foi vendido no período, aparece agrupado em “outros produtos”. Também há registro da exportação de madeira e ouro.

FONTE: SÓ NOTICIAS